III Carta do Emigrante






Newcastle, 25 de Fevereiro de 2007


Olá meus amigos e amigas,

Aqui estou mais uma vez.

Passaram-se 10 meses desde que vim para a terra dos bifes. O tempo passou rápido, como quase sempre acontece, mas as amizades, os conhecimentos e as experiências ficarão para os anos vindouros!

A primeira coisa que quero falar hoje, é o facto de quase não me ter cruzado com portugueses até agora.

Sei q há alguns “tugas” aqui em Newcastle - acho que até no Polo Norte os devem haver! Mas o que quero dizer com isto é que temo que o espírito que nos caracterizou outrora - o espírito de viajar, conhecer, descobrir, explorar - e que tanto nos deu, se tenha de certa forma perdido no tempo.

Ou seja, conheci por aqui uma "catrefada" de alemães, espanhóis, italianos, franceses, gregos, holandeses, turcos, chineses, malaios, etc, etc...mas, e portugueses???

Onde é que andam os "exploradores" portugueses?

Será que nos dedicámos à agricultura, e já não temos vontade de embarcar?

Acho que plantar tomates e alfaces no quintal tirou-nos o gosto do mar salgado. Fico a pensar se estaremos a ficar bifes!!

Será já não gostamos de peixe?!

Pois, talvez seja mesmo verdade!

Mas também é verdade que só conseguiremos ser alguém na vida se deixarmos a nossa zona de conforto para trás, e apostarmos no desconhecido, no que está para além do sofá!

Estou com uma pequena impressão que muitos estarão a pensar, "sim,que grande novidade" ou "deves ter a mania que és aventureiro!", mas sabem que mais, bardamerda para quem pensa assim.

Aliás, se esse é o caso é melhor parar a leitura imediatamente e ir regar a horta ou sentar no sofá a ver televisão!

Não quero ser exemplo para ninguém, não quero dar a impressão que sou um Vasco da Gama; apenas quero fazer saltar aos olhos de quem ler isto que é preciso viajar, conhecer, arriscar um pouco mais!

Mais, é minha opinião que viajar é muito mais do que comprar pacotes de viagens para o Brasil (através dos créditos por telefone!!!) para ver palmeiras, bananeiras e mar azul!

É ir ver algo novo, algo que nos ajude a sermos mais cultos, mais inteligentes, mais tolerantes..enfim, melhores pessoas!

Afinal, se não nos sentimos bem com o que temos, então devemos fazer algo para o mudar!

E uma das coisas que se pode fazer é ir à busca de algo melhor, o que por vezes implica viajar!

Não percebo então porque é que, num país com tanta gente descontente com a crise (existencial!!!), ainda há muitos que teimam em ficar sentados à sombra da bananeira!

Humm, acho que começo a compreender porque é que o Brasil é destino tão cobiçado!!!!!

Suponho que, depois de destoar estes argumentos, ainda haja uma horda de resistentes que pensa "se todos saíssemos daqui para viajar quando isto tá mal, queria ver quem é que cá ficava pra tomar conta do sítio"?

Pois, se calhar ainda voltamos a ser invadidos pelos espanhóis!

Otários!

Enfim...críticas e desculpas hão-de haver sempre, no entanto, "os cães ladram, mas a caravana passa"!

Quando há vontade, quando há querer, em cada problema há uma solução! Quando não há vontade, então tem de se criticar e mandar abaixo...

Considero que a nossa forte vida social, no fundo uma das bases do país, é também responsável todavia pela incapacidade de resistir a críticas, de lutar por uma opinião própria (bem baseada em factos concretos e verídicos!)!!

Que medo temos da opinião dos vizinhos!!!! Claro que temos de viver em sociedade e, por isso, temos de obedecer a determinadas regras; mas isso também não quer dizer que se tenha de ir atrás da manada sem ver que caminho ela está a tomar!!

Deve ser por isso que muitos me consideram maluco, louco e com umas certas disfunções do foro neuro-psiquiátrico, etc...

Pois sou-o, sim é verdade, mas com muito orgulho!

Bom, a outra situação que quero referir tem a ver com a diferença entre ser "chefe" em Portugal e aqui nesta terra de gente tonta.

Os "chefes" aqui denominam-se de "managers"; já em Portugal chamamo-los de chefes!!

Exemplos não faltam: desde a ideia do manager de futebol, que por aí se chama "treinador" até ao manager da empresa, que por aí se chama "chefe ou cherne", muitos poderão ser os exemplos...

Se não compreendem a diferença, vão ao dicionário e vejam a diferença entre manager e chefe!

O que quero dizer com isto é que a época de líderes autocráticos, mandões e sem noções de liderança já acabou.

E por aqui acho q isso é mais tido em conta do que no nosso país!

Pelo nosso Portugal ainda há muitos e muitos chefes, para os quais a noção de liderança é "eu mando, tu fazes porque eu é que sei e tu não sabes nada!"

Pois deveria ser exactamente o contrário; o chefe existe para servir os restantes empregados! Ou seja, para lhes "dar" o que eles precisam para trabalharem de forma eficaz!!

Claro que por vezes isso requer uma postura mais autocrática, mais "mandona", mas a principal função de um chefe é ser trabalhar para os empregados!

Temos por isso de ver se conseguimos investir um pouco nesta área; é que os lugares de chefia são a bitola para todos os que estão hierarquicamente abaixo.

Se não tivermos bons líderes, então também será muito difícil termos bons trabalhadores, bons cidadãos!!!

Uma bela prova do que estou a dizer poderá ser o elevado nível de profissionalismo dos trabalhadores portugueses no estrangeiro (nomeadamente França, Inglaterra, Luxemburgo...).

Onde houverem bons líderes, haverão necessariamente bons subordinados!!

Enfim gente boa, obrigado pela atenção.

Enviem-me as vossas opiniões, comentários, etc para o meu mail para discutirmos estes (e outros!) assuntos!

Só assim conseguimos melhorar!!

Abraços e beijinhos, consoante os casos (e sem confusões, hem!!!???)

Sem comentários: