IV Carta do Emigrante





Newcastle, 12 de Abril de 2007


Boas minha gente,

Tudo bem com as vossas vidas?

Espero que sim!


Afinal, com a retoma económica aí à vista espero que a moral esteja a caminhar para terrenos positivos!

Pois é, tenho andado atento ao "vento que passa" para saber notícias do meu país!
E parece que apesar de tudo, as coisas até estão a melhorar!

Pode ser que daqui em diante, os 25% de tugas que querem ser espanhóis reconsiderem a sua opinião!

Se no entanto continuarem a pensar da mesma forma, aqui entre nós, "que se joda esa gente"!

Lá bem no fundo, o que esses 25% de tugas querem é arranjar alguém que continue a sustentar a sua inércia física e mental, a sua falta de ambição e vontade de trabalhar!

Talvez até fosse bom para os "restantes" 75% que se fo(de)ssem de vez! Sempre deixavam de mamar à conta dos outros e de gastar a pouca água que temos durante o verão!

Amigos, continuo a dizer que o nosso cantinho tem todas as capacidades para vingar na europa, e até mesmo no mundo.

Certo que cada país tem as suas virtudes e os seus defeitos, esteja ele na Europa, na Ásia, América ou Australásia; mas é a maneira como as virtudes são aplicadas e os defeitos são controlados que se consegue obter resultados!

E neste campo ainda temos muito trabalho a fazer; ora vejamos:

É comum em qualquer conversa curriqueira louvarmos as nossas capacidades enquanto portugueses (somos desenrascados, empreendedores, valentes, sonhadores, destemidos e sabe-se lá que mais...) e criticarmos os outros povos pelas suas azelhices!

Digam-me lá se não concordam quando digo que os espanhóis são uns cromos, que não sabem dizer uma palavra de inglês, que não devem muito à inteligência e que são feios que matam!

Os franceses, ah oui, ainda piores que os espanhóis porque "je ne parle um cu de inglês", porque não sabem o significado de anfitrião e porque põem parfume em cima do sovaco suado!

E os bifes dos ingleses...que pelo contrário só sabem falar inglês, que se pedirmos para opinarem sobre vinho, só sabem responder de forma ébria "humm, got anymore?", que pensam que são melhores que os europeus, e que o mundo lhes rende homenagem quando se fala em futebol!

Os alemães, essa gente que dança de forma rígida e amovível todo o tipo de música, que pensa que tamanho é sinónimo de estatuto social, que cerveja e salsicha é o auge da gastronomia e que sorrir é sinónimo de fraqueza!

E os italianos...mama mia, pizza, pasta, anti-pasta, Silvio Berlusconi, Materazzi, cabeçadas, “no parlo un casso di ingles”, Juventus, etc...

E por essa Europa fora, o que não faltam são cromos!

Mas nós não! Nós somos melhores que os outros todos juntos, porque falamos muitas línguas, porque sabemos beber vinho, porque sabemos receber pessoas, porque se for preciso conseguimos calafetar tudo com pastilha elástica e porque, porque...eh pá, porque somos!

E "mai' nada"!

Eh pá, mas se somos assim tão bons, porque é que não conseguimos tirar proveitos disso?

Porque temos uma coisa, com a qual os outros povos fazem umas piadas, que se chama a "mañana culture"! (são tão esúpidos que nem sabem dizer amanhã!)

Pois é gente boa, esses espécimes rascos dispersos pela europa fora também nos criticam e também se riem de nós! (deviam era ter vergonha na cara e olhar para os defeitos deles antes de nos criticarem não acham?)

Para quem não sabe, a "mañana cultura" é uma das características que a estrangeirada associa a Portugal (mas também a outros países mediterrânicos!) quando mandam piadas sobre nós.

Basicamente quer dizer:

1) "amanhã resolve-se",

2) "eh pá, amanhã vê-se isso",

3) "eh pá, tá na hora de sair; amanhã alguém que trate do assunto que eu não sou pago para me chatear com isso"

4) "o quê, o gajo disse isso!Deve ter a mania que lá por chefe me pode mandar fazer isso. Só p'aprender vai esperar até me apetecer fazê-lo!"

5) etc...

Humm, onde é que eu já ouvi isso?

Pois é gente, de nada serve ter as melhores virtudes do mundo se não forem postas em prática!

Por isso fico um pouco irritado quando a malta se queixa dos políticos, do país, do benfica, da sogra e da prima porque é por causa deles que o país está como está!

A culpa é sempre dos outros (associe-se "outros" aos políticos e aos outros...), nunca nossa.

Pois na minha opinião, apesar da classe política andar demasiado ocupada com as suas guerras dignas da revista Maria, é justo que um pouco da culpa seja atribuída a cada um de nós...comigo incluído!

Ou não? Pois, se calhar não!

Humm, amanhã vê-se isso...

Afinal acho que começo a compreender porque é que somos um povo sonhador...deve ser porque andamos sempre a dormir!

E sabem que mais, a cada dia que passo neste país de bifes aprendo a respeitá-los cada vez mais (não quer dizer, no entanto, que os considere uns porreiraços!!!!).

Têm uma dedicação ao trabalho impressionante, uma auto-disciplina invejável e, surpreendentemente, uma capacidade (única, direi!) de se rirem deles próprios!

A sério, não considero termos essa capacidade!

Alguém costuma ouvir malta rir-se das baboseiras que faz, das "parvoíces" que lhe aconteceram em público, ou de uma forma mais geral, das figuras ridículas que fizemos durante a nossa história (do género, perder o domínio de meio mundo por causa de muita festa e boa vida com o dinheiro das especiarias!; do género, perder o rasto às fortunas que vieram de Bruxelas há uns anos atrás! Engraçada a maneira como a história se repete!)

Considero que não temos capacidade de nos rirmos de nós próprios!Porque temos sempre de ser os melhores em tudo e entre todos, e não podemos admitir que, eventualmente, possamos falhar!

Enquanto não formos capazes de aceitar alguns tristes factos da nossa existência e, muito importante, ultrapá-los, e depois nos rirmo-nos deles...nem as virtudes todas do mundo nos poderão ajudar!

Bom, já chega de conversa!

Vou mas é fazer alguma coisa, porque amanhã há outras mais para fazer!

Um abraço da bifolândia!

Nuno

Sem comentários: